quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Inimigos do povo



Denunciada à OEA  e à ONU, a ação para a desocupação da área na região de São José dos Campos, chamada Pinheirinho, deverá produzir grande prejuízo de imagem aos tucanos.

Não se pode dizer que o incidente traduza apenas um episódio de má sorte do partido, mas o resultado esperado de uma espécie de incúria que vítima com frequência aqueles que tem a boca torta pelo pito.

No controle do poder em São Paulo há trinta anos, vinte em continuidade, tucanos não conseguem evitar um certo sentimento de que são donos do pedaço.

Lembro-me do dia em que ao reclamar com novos vizinhos dos latidos do cachorro, deixei escapar um tanto insolente e sem querer a afirmação de que morava alí havia vinte anos. Do mesmo modo apresenta-se impossível a qualquer tucano escapar à demonstração de que quem manda no estado mais poderoso da federação é ele e mais ninguém.

Um sentimento que possui bases materiais bem fundadas. As relações com o judiciário é uma delas. Não há verba objeto de pleito de juízes que o executivo estadual não contemple na elaboração do orçamento daquele poder, ainda que em sacrifício de professores, médicos ou outras carreiras de estado.

O resultado é uma cumplicidade a toda prova, de sorte a permitir ao chefe da magistratura chamar para si a responsabilidade da desastrada reintegração de posse em Pinheirinho, dizendo que era ele próprio quem se encontava no comando da tropas policiais no momento da operação.

Faz pensar de onde vem tanta presunção de poder. O cimento nesse amálgama que dá substância à realpolitik tucana é o azedume ideolólogico de um establishment conservador composto por empresários, intelectuais e artistas.

Um elite que tem horror a pobre e que vê em tudo que não tenha design de shopping e exclusividade de classe, uma ameaça ao status social produzido em décadas de segregação social nos bairros, nos espaços de lazer e  centros de consumo.

O que faz a classe média mais conservadora sentir-se ameaçada, diga-se, é a diminuiçao das diferenças sociais. Por isso não aceitam que as estradas estejam abarrotadas de carros, os aeroportos repletos de passageiros e as prateleiras de supermercados frequentadas por gente antes confinada a mercadinhos de periferia.

Lastimam-se que os populares nãos os sigam nas avaliações de um governo a serviço de corruptos, como gostam de dizer, e culpam a ignorância e o atraso pela incompreensão da verdade de que se julgam portadores.

Faz água, no entanto, por causa da falta de adesão daqueles que estão em acensão, o pacto elitista-conservador em São Paulo.

Quase uma década de governos populares em plano federal e o êxito de políticas redistributivistas que levaram 30 milhões à condição de classe média, permitiram que se criasse uma base social de apoio nova ao exercício de um tipo de poder mais flexível, mais humano e mais solidário dirigido aos desfavorecidos pelas relações de produção excludentes do capitalismo contemporâneo.

Essa base social, que se expande a cada momento, fragiliza a eficácia do discurso polar do tipo ordeiro - desordeiro para legitimar, perante um eleitorado agora desgarrado, os esforços para a conservação do staus quo.

Daí o recurso à força das armas como tentativa de controlar os impulsos de mudança já não passíveis de serem contidos pela interlocução política, já que os atores sociais a quem deveriam os conservadores dirigirem-se lhes são agora de todo desconhecidos.

Porém, mais insitem na violência mais se isolam eleitoralmente dos que deveriam dar voz. Do que resulta apenas a imagem burlesca, também sujeita a exploração eleitoral, de um sobrinho de conde balançando o topete contra urros de revoltosos.

2 comentários:

  1. INFELISMENTE ESTAMOS VIVENDO SOB REGIME DA DITADURA EM SPAULO, NÃO HÁ O QUE FAZER, PORQUE QUALQUER REAÇÃO QUE O POVO TENHA, SERÁ UM PRETESTO PARA UM CONFRONTO NAS RUAS DE SPAULO, ONDE QUEM SAI PERDENDO É A POPULAÇÃO

    ResponderExcluir
  2. Olá Luiz Cezar!
    A turma que governa São Paulo está com medo de perder o seu império por isso está em pleno combate com as armas que ainda domina: o poder político.
    Foram anos de muitas mentiras, farsas e manobras. Tudo muito bem temperado com falta de caráter, cinismo, prepotência e arrogância em cima de um povo distante nas decisões e manipulado pela velha mídia tucana, controlado pela polícia e ausência de um poder fiscalizador do legislativo e a justiça isenta de interesses.
    Mas há muita coisa nova que modifica essa "democracia" à moda tucana, como você, de forma perfeita menciona acima, uma melhoria significativa no bem estar social, uma nova mídia, via internet, e possibilidade de acesso a formação universitária que torna a população de São Paulo sensível para uma demanda de mais bem estar social e paz social.
    Eu espero que essa população representativa das mudanças seja suficiente nas eleições de Sampa.

    ResponderExcluir