Por mais sofisticado que seja o critério de avaliação do desempenho das escolas de samba no carnaval, será sempre predominante o viés estatístico presente na escolha.
As preferências dos jurados, no que concerne a valores e tendências estéticas que circulam na sociedade, é o que define o ranking de premiação do carnaval.
As preferências dos jurados, no que concerne a valores e tendências estéticas que circulam na sociedade, é o que define o ranking de premiação do carnaval.
Sendo os próprios jurados uma amostra selecionada de perfis existentes em algumas classes e setores de classe da sociedade, não se estranha que temáticas e motivos que demarquem escolhas afinadas com consensos de circulação mais ampla, tendam a não ganhar correspondente prevalência nos processos de seleção baseados em opções de jurados, tal como o adotado na cidade de São Paulo.
O que pensam os jurados, em média, é o que pensam as classes sociais a que pertencem. Para que a escolha fosse a mais isenta possível seria necessário que também a seleção dos jurados se fizesse por meio aleatório, com o recrutamento deles pela votação livre em pessoas habilitados para tanto.
Censitária como é hoje a escolha dos jurados, baseada em reconhecimento por parte dos organizadores do carnaval, eles mesmos em sua maioria cartolas submetidos a interesses de grupos políticos e econômicos, fica aberta a possibilidade de definições não pautadas pela isenção.
No caso da Escola de Samba Gaviões da Fiel, cuja temática abraçada foi de homenagem a uma personalidade política de estima elevada entre as classes trabalhadoras, não seria razoável esperar que sua aprovação contasse com o endosso fácil dos jurados, na maioria recolhidos de extratos diversos da sociedade.
O veto esperado ao repertório de símbolos levados à avenida pela Gaviões de Fiel, só poderia portanto redundar em frustração e em repúdio dos foliões. Tampouco surpreendeu a explosão de violência que seguiu a uma nota politicamente motivada, que traduziu o inconformismo dos torcedores no sambódromo da cidade de São Paulo com resultados baseados em critérios personalistas de julgamento.
Parabéns pelo comentário sobre Carnaval. Joãosinho Trinta não faria melhor. Meu Deus! Perdeu porque escolheu o Lula como tema... Parabéns mesmo. Sua astúcia ainda te levará longe...
ResponderExcluirO Brasil esta dominado, a Globo domina o Futebol, Controla o horario do Brasileiro, agora compra o Carnaval, manipula as noticias, o que será do Povo sem a minima visão da manipulação.
ResponderExcluir