Depois de haver feito uma cobertura tendenciosa do desfile da Gaviões da Fiel em São Paulo, a Rede Globo de Televisão martela a exaustão em seus noticiários a revolta de torcedores com o resultado da apuração, associando-a a ação de vândalos ligados à escola que levou a homenagem a Lula da Silva à avenida.
Além de imoral, a atitude da empresa jornalística envereda por um caminho sem volta que é a de indispor-se com as torcidas e com parcela ponderável da população brasileira que viu na homenagem ao presidente Lula o justo reconhecimento a um homem cuja saga constitui lenda viva.
Se antes insinuava instrumentalização política do carnaval por parte do PT, agora a emissora politiza ela mesma o carnaval, associando a revolta contra critérios falhos de escolha a vandalismo de simpatizantes da escola de samba, sob endosso ou participação direta de adeptos do homenageado presidente Lula.
Chamado em entrada ao vivo, o jornalista Carlos Tramontina não titubeou em atribuir o tumulto a integrantes da escola de samba. No que foi seguido por comentaristas que recitaram regras da organização do carnaval para pedir a desclassificação da escola a quem atribuem os fatos repercutidos.
Os próximos passos pretendidos pela emissora de TV bem podem ser antecipados. Condenará o que dirá ser o uso político do carnaval e os perigos que isso encerra para o carnaval da pacata sociedade paulistana. Afirmará que manifestações culturais quando tomadas por interesses políticos degeneram em balburdia e algazarra.
Justamente ela que tomou para si o controle do carnaval paulista, como antes fizera com o futebol, transformando esse evento popular de participação massiva em alavanca de lucros e meio de ação política em favor de partidos políticos com que francamente é identificada.
O raciocínio é muito simplista, como a própria globo é: A Gaviões da Fiel não podia, de maneira alguma, voltar no desfile das campeãs, ou seja, não poderia ficar nem entre as seis melhores Escolas. Quem manda no carnaval é a globo, e obviamente, não aceitaria uma segunda aparição de Lula na avenida. Isso não é teoria da conspiração ... é apenas um raciocínio simples e direto. Uma outra questão ficou mal resolvida: como pode um cara entrar no meio da apuração, ir até o mesário, rasgar as notas, tranquilamente, e a polícia de SP (reconhecida no mundo todo como ... muito "pacífica") apenas olhar!!! Não entendi nada!! Ele poderia até ter matado se quisesse! Tudo muito estranho!
ResponderExcluirDiscordo do post. Lula é mais que palatável e util às oligarquias do pais. E um verdadeiro Prozac para melhorar a auto-estima do povão, que ganhou cartão de crédito e já andou de avião uma vez na vida em função do crescimento de anos passados.
ResponderExcluirNâo houve má vontade da Globo em relação à Gaviões, assim como a Globo não mostra má vontade com nada - absolutamente nada - que seja relacionado ao Corinthians, ao menos aqui em São Paulo (se for uma contenda entre Flamengo e Corinthians, talvez ela assuma outra postura).
A confução foi criada por uma escola e a organizada, como é tipico de grupos que vem na aglomeração a sua força, decidiu barbarizar. Inclusive a barbaridade que eles fizeram - fogo nos carros, invadir a Marginal - é tipica de quem se considera inimputável. Afinal, são corintianos, são 'o povo', 'os sofredores', e a Globo é amiga deles, nao é?
Abraços,
Marcos
esse anônimo ai devia lavar a boca suja com sabão e álcool etílico para pensar em falar do Lula!
ResponderExcluirParabéns pela matéria Luiz! Esse anônimo ai deve ser um serviçal da Plin Plin