terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Globo criminaliza o carnaval

Depois de haver feito uma cobertura tendenciosa do desfile da  Gaviões da Fiel em São Paulo, a Rede Globo de Televisão martela a exaustão em seus noticiários a revolta de torcedores com o resultado da apuração, associando-a a ação de vândalos ligados à escola que levou a homenagem a Lula da Silva à avenida.

Além de imoral, a atitude da empresa jornalística envereda por um caminho sem volta que é  a de indispor-se com as torcidas e com parcela ponderável da população brasileira que viu na homenagem ao presidente Lula o justo reconhecimento a um homem cuja saga constitui lenda viva.

Se antes insinuava instrumentalização política do carnaval por parte do PT, agora a emissora politiza  ela mesma o carnaval, associando a revolta contra critérios falhos de escolha a vandalismo de simpatizantes da escola de samba, sob endosso ou participação direta de adeptos do homenageado presidente Lula.

Chamado em entrada ao vivo, o jornalista Carlos Tramontina não titubeou em atribuir o tumulto a integrantes da escola de samba. No que foi seguido por comentaristas que recitaram regras da organização do carnaval para pedir a desclassificação da escola a quem atribuem os fatos repercutidos.

Os próximos passos pretendidos pela emissora de TV bem podem ser antecipados. Condenará o que dirá ser o uso político do carnaval e os perigos que isso encerra para o carnaval da pacata sociedade paulistana. Afirmará que manifestações culturais quando tomadas por interesses políticos degeneram em balburdia e algazarra.

Justamente ela que tomou para si o controle do carnaval paulista, como antes fizera com o futebol, transformando esse evento popular de participação massiva em alavanca de lucros e meio de ação política em favor de partidos políticos com que francamente é identificada.  

3 comentários:

  1. O raciocínio é muito simplista, como a própria globo é: A Gaviões da Fiel não podia, de maneira alguma, voltar no desfile das campeãs, ou seja, não poderia ficar nem entre as seis melhores Escolas. Quem manda no carnaval é a globo, e obviamente, não aceitaria uma segunda aparição de Lula na avenida. Isso não é teoria da conspiração ... é apenas um raciocínio simples e direto. Uma outra questão ficou mal resolvida: como pode um cara entrar no meio da apuração, ir até o mesário, rasgar as notas, tranquilamente, e a polícia de SP (reconhecida no mundo todo como ... muito "pacífica") apenas olhar!!! Não entendi nada!! Ele poderia até ter matado se quisesse! Tudo muito estranho!

    ResponderExcluir
  2. Discordo do post. Lula é mais que palatável e util às oligarquias do pais. E um verdadeiro Prozac para melhorar a auto-estima do povão, que ganhou cartão de crédito e já andou de avião uma vez na vida em função do crescimento de anos passados.

    Nâo houve má vontade da Globo em relação à Gaviões, assim como a Globo não mostra má vontade com nada - absolutamente nada - que seja relacionado ao Corinthians, ao menos aqui em São Paulo (se for uma contenda entre Flamengo e Corinthians, talvez ela assuma outra postura).

    A confução foi criada por uma escola e a organizada, como é tipico de grupos que vem na aglomeração a sua força, decidiu barbarizar. Inclusive a barbaridade que eles fizeram - fogo nos carros, invadir a Marginal - é tipica de quem se considera inimputável. Afinal, são corintianos, são 'o povo', 'os sofredores', e a Globo é amiga deles, nao é?

    Abraços,

    Marcos

    ResponderExcluir
  3. esse anônimo ai devia lavar a boca suja com sabão e álcool etílico para pensar em falar do Lula!

    Parabéns pela matéria Luiz! Esse anônimo ai deve ser um serviçal da Plin Plin

    ResponderExcluir