quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Recusa ao próprio rosto




A possibilidade do PSDB varrer suas 4 candidaturas já postas e nomear às pressas João Dória Junior candidato do partido às eleições de 2012 em São Paulo, ao mesmo tempo que soa como anedota para os adversários constitui verdadeiro espelho da psique do partido, que vive para sua autoimagem, sem vínculos orgânicos com a sociedade e absolutamente refratário à própria militância e aos quadros partidários mais qualificados.
O assunto foi exposto pelo jornal Valor Econômico em versão eletrônica desta terça feira dá o governador Geraldo Alkimin como formulador do convite a Dória que, é claro, prontamente aceitou o convite caso seu nome “mostre densidade eleitoral”.

A mesma matéria diz que o nome do apresentador do programa de televisão “O Aprendiz” foi arrolado junto ao dos demais candidatos em recente pesquisa encomendada pelo governador.
A notícia é divertida porque mostra o reconhecimento do governador à afirmação recente do rogado José Serra de que o partido não tem postulantes viáveis, colocação que produziu enorme burburinho e levou os candidatos já lançados à completa exasperação contra o declarante.
Mas as novas são também assunto de divan pelo que trazem de revelador do quanto o partido enxerga a si mesmo como ente midiático dependente de um “show man” que lhe restitua a identidade perdida. Mas a que tipo de homem de espetáculos pretende o partido pedir emprestado o rosto? A ninguém mais que um fictício chefe rigoroso , que premia a eficiência e pune o menor deslize de supostos pleiteantes a uma vaga de emprego!
Pensam os marqueteiros do governador que o universo de referências que cerca a figura do apresentador seria imediatamente transferido à sigla, fazendo com que o eleitorado passasse a vê-la como depositária dos presumidos atributos de eficiência e de seriedade do personagem encenado por Dória.
Que salto mortal no erro dariam se fossem adiante com a idéia. Primeiro porque não é certo que as classes médias vejam o chefe televisivo com o mesmo sentido de admiração com que o vêem os estrategistas de campanha. No fundo poucos acham a figura do chefe meritocrata paradigma de justiça e de competência, a ponto de alinhar-se incondicionalmente com ele nas decisões unipessoais que toma, as quais selam o destino dos que aspiram tão unicamente a uma oportunidade e um emprego.
Depois porque o programa tem características reconhecidamente elitistas, codificado na figura higiênica do apresentador e na trama desenrolada no palco, passando ao largo da sensibilidade da grande maioria de trabalhadores que não se relacionam em seus ambientes de trabalho nem com chefes glamorosos nem com organizações abertas aos sentimentos e aos anseios individuais.
Menosprezariam a capacidade das pessoas discernirem entre o que é ficção e o que é real, passando verdadeiro atestado de preconceito ao grosso do eleitorado, que não imaginaria o apresentador João Doria vestindo galochas para enfrentar o desafio das inundações ou amassando barro em obras de infraestrutura.
Mas, sobretudo, o eventual lançamento do apresentador representaria ressonante bofetada no que resta de militância do PSDB, cuja direção desprezaria o próprio rosto decidindo trocar deputados por um loquaz boneco de TV.   

6 comentários:

  1. Quando FHC diz que mais fácil saber o destino do EURO do que do PSDB, sua resposta está dada. Se o presidente de honra do partido não mais conhece a cara do partido, imagina o resto.

    ResponderExcluir
  2. Qualquer comentário que tenha FHC, prefiro total exclusão, ninguém merece!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Na TV | Candidata aos premios do Aprendiz é funcionaria do patrocinador, viu essa? 07:47 Uma das candidatas aos premios do 'Aprendiz' (Record) é funcionaria do patrocinador, que tal? Daniely Zanotti trabalha para o anunciante Banco do Brasil. No perfil divulgado no site da emissora, consta nas informaçoes profissionais que a participante tem experiência como "assessora em projetos de investimento e energia em um banco estatal". Daniely possui graduaçao e pós em direito e MBA em finanças. Para participar do reality, se licenciou do emprego. Isso faz alguma diferença pra vc? A informaçao está no blog do Mauricio Stycer. Blue Bus por email 01/12 Julio Hungria

    A proposito, na prova exibida no programa de 3a feira, os candidatos precisavam aumentar o faturamento de uma rede de lanchonetes de Sao Paulo com a ajuda de uma linha de crédito do BB (merchandising?) - "O grupo de Daniely saiu-se mal na tarefa" - conta Stycer - "Vocês 4 tomaram chá de imbecilidade", criticou o apresentador Joao Dória Jr, antes de anunciar a derrota (bom nivel, nao é?)

    ResponderExcluir
  4. De agora em diante serei o principal incentivador da candidatura de Dória pelo PSDB. Ideia brilhante. Nem o mais otimista dos petistas contava com essa.

    ResponderExcluir
  5. A esquerda acredita que tem a sabedoria divina e são os donos da verdade! O PT se matou com a própria ignorância banhado em prepotência!!

    ResponderExcluir