sexta-feira, 29 de junho de 2012

Kassab contra a solidariedade


Não vai longe certa visão sanitarista abraçada pelas autoridades municipais da cidade de São Paulo, que se fez manifesta em vistosas placas verdes que determinavam a proibição de atrair pombos nas praças públicas.

Os termos do alerta não fazia referência ao ato de alimentar aves, porque proibi-lo traria implícita consigo a admissão da naturalidade da presença delas nos espaços públicos, como fora durante o longo tempo em que não se imaginava uma área verde sem os agitados tico-ticos e pombos brancos trazidos pela corte de D. João VI.

Afastados os pombos, ainda que o retardasse a teimosia recalcitrante de idosos e crianças cuja sensibilidade não entendia quais as ameaças oferecidas pelos pequenos animais que tanta vida traziam à praça, o imperativo da higiene alcançou os próprios seres humanos.

Não da forma enviesada como pretenderam os alertas destinados aos amantes de aves 30 anos antes, mas de maneira direta, explícita, chocante como jamais o imaginaria aquele que sendo humano conviva entre homens, e não entre feras, na ambiência da cidade.

É proibido alimentar pessoas, decretou há poucos dias o prefeito Kassab. Da mesma forma como décadas antes confiscavam os fiscais da prefeitura as migalhas de pão em mãos de aposentados nas manhãs de domingo, homens armados da prefeitura tem ordens agora de confiscar pratos de sopa das mãos de quem os receba de caridosos concidadãos.

Apressam-se as autoridades em atribuir a insólita ordem à busca de eficiência dos serviços municipais voltados à população em situação de rua. Julgam-na uma decisão administrativa como qualquer outra, que regra as atividades desenvolvidas na cidade e as coisas que lhe são próprias.

Ao dar primazia aos inexistentes serviços prestados pelo governo municipal, pelo menos na escala e amplitude necessária, o que se assiste é ao Estado interferir na relação solidária entre pessoas, obstar o exercício de práticas humanitárias que nunca se pensou pudesse qualquer governo  visar.

Dá-se com a iniciativa passo ousado para criminalizar a solidariedade humana dirigida à mitigação da pobreza, à ação individual que permite ao ser humano enxergar-se como tal. Manifestar humanidade e fazer aquilo que o Estado tarda a fazer está prestes a tornar-se crime. A crueldade está aponto de virar política de governo, para espanto daqueles que pensavam não chegar a tanto a insensibilidade de tecnocratas de governo.

Rebelar-se contra essa ignomia é mais que um direito, é uma imposição do sentimento humano. Que sejam estilhaçados, pois, os vidros do gabinete do Sr Prefeito, para lembrar a todos os governantes que ninguém está obrigado a perder sua humanidade em razão de regras municipais.


2 comentários:

  1. Trata-se de mais uma canalhice canalhice praticada por esse governo fantasma q ainda temos de suportar por mais uns meses em SP, governo q viveu de factoides para a imprensa e a classe média entorpecida,que em 7 anos não produziu um projeto decente de melhora para a cidade q ñ cumpriu 20% das metas q ele próprio projetou,em suma um lixo de governo q só se ocupou no final de cuidar de seu partideco q agora por causa de um casuismo da justiça te dinheiro e tempo de TV,ou seja fez valer a pena essa desastrosa administração(?).

    ResponderExcluir
  2. TODOS, ou a maioria, SÃO CONTRA A PENA DE MORTE. Então combinemos: Seus desgraçados, seus malditos, seus amaldiçoados, seu poodres, seus vagabundos, seus viciados, seus alcoolotras, seus cheiradores de carreirinhas, SEUS NAZISTAS, ou seja - VOCES DA ELITE BRANCA, DA ELITE FORMADA PELA GLOBO E AS ZOROPA BRANCA DE ZOIO DO C. AZUL: Olhem para essa criança da foto. Olhem para ela seus vermes fétidos. Qual a culpa dela? O que ela fez prara voces? E voces vão nas igrejas? Nos malafais, nos valdomiros santiagos? Nos r.r. soares? Nos bispos catolicos? Voces, desgraçados, são "abençoados" sim. PELO SATANAS SEUS ASSASSINOS. Voces, ELITE BRANCA, SÃO A FAVOR DA PENA DE MORTE SIM. Mas, nunca dos grandes bandidos quadrilheiros ou narco-traficantes ou, ainda, dos seus politicos DEMOSTENE-ANUS. Esses, com certeza, iriam REVIDAR. E no revide, voces se acovardam. Mas, essa CRIANÇA DA FOTO E SEUS PAIS, se é que ainda os tem, NÃO CONSEGUE REVIDAR. Nem força fisica e, muito menos, força da grana ela possui. Assim, voces, ELITE BRANCA DOS ZOIO DO C. AZUL, SÃO A FAVOR DA PENA DE MORTE DESSA CRIANÇA E SEUS PAIS. Cada um de voces são responsáveis por essa mortandade, tanto pelos seus politicos, como por sua midia, como por parte de quem vota em um e da audiencia a outra. Parabéns CARRASCOS VOCES SÃO O MÁXIMO. (H.Pires).

    ResponderExcluir