sábado, 5 de outubro de 2013

Quem perde quem ganha





A decisão de Marina Silva de filiar-se ao PSB e figurar como vice na chapa desse partido à presidência da Republica atinge em cheio as pretensões eleitorais dos tucanos de chegarem ao segundo turno das eleições de 2014.

A decisão da ex-ministra de Lula de aliar-se a outro ex-ministro de Lula, Eduardo Campos, marca o fim de uma era em que a opção liberal para a sociedade brasileira ainda era vista como alternativa ao trabalhismo de esquerda do partido dos trabalhadores.

Não irá ao segundo turno o candidato Aécio Neves por haver ensejado com o discurso totalizante de “ser contra tudo que esta ai" a rejeição definitiva ao modelo tucano de economia e sociedade, orientado pela lógica do capital financeiro e submetido as forças tendenciosamente cegas do mercado.

Ainda que haja um perdedor de fato com a decisão de Marina Silva, o partido dos tucanos, não consta que haja um ganhador certo. Nada sugere que ao colocar-se como força reparadora das incongruências reais e imaginarias do governo em exercício possam os que dele dissentiram convencer a parcela do eleitorado disposta a apoiar Dilma Russef nas próximas eleições de que colaboradores possam se sair melhor que seus chefes.

Isso porque não existem 3 modelos de sociedade forjados pelos mesmo processo histórico que teve sua ruptura com o fim do governo de João Goulart. Disso sabem o neto de Miguel Arraes que com Jango ombreou nas lutas que culminaram com o golpe militar de 1964 e a companheira de Chico Mendes. a quem o partido dos trabalhadores deveu parte da seu mito de origem.      

2 comentários:

  1. Olá luiz.
    Estou com a impressão que esse jogo foi arquitetado por poderosos do capital e tucanos, Marina e Dudu são peças a serem usadas e depois descartadas no seu devido tempo. O coiso e tucanos dos poleiros mais altos parece que trabalharam para as coisas chegarem onde estão e avançarem para dominar o tabuleiro político contra o PT.
    Não Vejo críticas e até uma disfarçada felicidade maligna dos tucanos, porque será?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Ester, os donos do capital preferem mesmo os tucanos. São eles que tem as ligações com o capital internacional e as políticas desenhadas para atendê-los nos projetos de acumulação mais acelerada. Mas a "maldita" luta de classes os obriga a alterar continuamente o jogo. Derrotar o PT é ultrapassar o núcleo duro da esquerda e preparar o terreno para o controle definitivo do poder por seus representantes diretos. Mas Dudu e Marina tem la seus compromissos a esquerda, que os guindou onde estão. Também nós podemos jogar com eles. Lula tem feito isso, acredito. Essa união dos 2 me parece representar a queda das politicas liberais para um terceiro plano. Se as coisas caminharem como parece terão de descartar Aécio em favor da dupla Dudu/Marina. O desafio é não deixa-los levar a eleição no segundo turno. Acho difícil que o façam. O povão prefere o original não a cópia. Ver a politica liberal deslocada por essa nova socialdemocracia dudumarinista é impagável. Abraços.

      Excluir